sexta-feira, 23 de março de 2012

Circuito Vale Europeu 2012

Após um ano,  a aventura retorna

Na ultima aventura, partimos para realizar um trajeto conhecido como Circuito Vale Europeu, com 300 km. Infelizmente não conseguimos completar o trajeto por falta de tempo, respondo por todos que participaram que foi extremamente divertido e emocionante, não houve arrependimentos. Após receber o convite, não pensei duas vezes, aceitei de imediato, estou muito feliz que os participantes do ultimo circuito tomaram iniciativa e estão organizando a terceira "edição" do Circuito Vale Europeu para motos ;) Até o momento todos que participaram da primeira e da segunda edição estão confirmados para a terceira.

Idéia inicial

 Inicialmente, encontrei por acaso na internet um percurso que chamou-me atenção, realizado por ciclistas chamado: Circuito Vale Europeu, são aproximadamente 300km divididos em 7 dias de aventura de bicicleta. Resolvi convidar alguns amigos para participar, após a confirmação de Leonardo "Toldjan" e Jonathan "Barata" partimos para a aventura. Na segunda edição a equipe era formada pelos integrantes: eu Maicon, Lion, Silvio e Marcos. A segunda aventura está detalhada nesse blog e você pode acompanhar.

A nova aventura

Data para 06/04/2012(sexta-feira santa) a nova aventura está programada para ínicio às 5 horas da  manhã no posto Zandoná, BR470 - km70, cidade de Indaial. O trajeto será o Circuito Vale Europeu completo com cerca de 300 km, está em decisão algumas alternativas de caminhos para "incrementar" nossas emoções.

Local de encontro: Posto de combustíveis: Zandoná, BR470 - km70, Indaial - SC

Detalhamento do percurso:
Mapa Geral



Indaial - Rodeio

Trecho essencialmente plano. A estrada segue margeando rio Itajaí Açu, numa paisagem bastante diferente de todo o restante do Circuito. O destaque neste trecho são as pontes, começando pela charmosa ponte dos arcos, ainda em Indaial. Uma vez na estrada, cruza-se uma ponte coberta por telhado, prática comum trazida com os primeiros imigrantes, para proteger o madeiramento. Há também uma ponte pênsil, estreita o suficiente para a passagem de um carro de cada vez. Um semáforo indica o fluxo dos veículos. Não é necessário cruzar a ponte para continuar no circuito, mas vista do rio é muito bonita. 
Mapas

 Rodeio - Doutor Pedrinho
Aqui se inicia a subida para a parte alta do Circuito. Este é o trecho com a mais longa subida de todo o Circuito, são 8km logo no início. Boa parte dessa subida é sombreada pela mata. No meio da subida, há uma parada estratégica para descanso, contemplar o caminho dos anjos e observar o cristo. Alguns quilômetros mais adiante está a entrada para a famosa Cachoeira do Zinco. É altamente recomendável este desvio, pois além da vista para a cachoeira, de mais de 70m, tem-se a vista para o vale, que é fantástica. A volta é pelo mesmo caminho. Continuando, a estrada segue em boa parte plana, acompanhando um rio, mas ainda há algumas subidas bastante íngremes a serem vencidas. Bem próximo à estrada há uma Igreja construída no estilo Enxaimel, a única do Brasil, não deixe de passar por lá.
Mapas
 Doutor Pedrinho - Alto Cedro
Locais mais isolados de todo o Circuito. Em certas partes há poucas fazendas e casas, e também pouca sombra. Não há uma subida tão longa como em Rodeio, mas o total de subidas também é bem grande. Antes de começar a subir, uma parada praticamente obrigatória é a Cachoeira Véu da Noiva.  Já no alto da serra a estradinha vai diminuindo de tamanho até se tornar um gramado verde rodeado por araucárias. Em alguns momentos, apesar da estrada ser municipal, você irá se deparar com porteiras. Apenas lembre-se de deixá-las como as encontrou (abertas ou fechadas). No final do percurso a estrada encontra a represa, trazendo um novo e belo visual, e também uma estrada mais plana. Atenção neste último trecho, que pode estar com bastante fluxo de veículos durante a alta temporada do verão e nos feriados.
Mapas

Alto Cedro - Palmeiras
O caminho contorna as duas represas passando por uma das regiões mais belas de todo o Circuito. É também um trecho bastante isolado e com poucas sombras. À medida que a estrada se afasta um pouco da represa, começa a subir bastante, surgindo uma paisagem maravilhosa, de um extenso tapete verde de mata atlântica e alguns paredões de rocha. Faltando alguns quilômetros para o final do percurso avista-se a segunda represa. Atenção neste trecho, que pode estar com bastante fluxo de veículos durante a alta temporada do verão e nos feriados. 
Mapas


Palmeiras - Timbó
O percurso já volta a passar por locais mais habitados, mas ainda atravessa muitas matas, com riachos de águas cristalinas. Muitas descidas, íngremes e suaves. Mas há uma última subida longa e bem forte (talvez a mais forte de todo o Circuito), na localidade de Rio Cunha, após a localidade de Cedro Alto. Depois de atravessar a cidade de Benedito Novo, a estrada acompanha o belo rio, também com mesmo nome, até alcançar o asfalto que liga Rodeio a Timbó.
Mapas

 
 
Timbó - Pomerode
 A estradinha de terra que sai de Timbó cruza a cidade de Rio dos Cedros, atravessa um morro, passando pela localidade de Rio Ada para finalmente chegar a Pomerode. Preste especial atenção à planilha no trecho do Rio Ada, pois há muitas bifurcações. Já quase chegando a Pomerode, o circuito passa pela Rota Enxaimel, onde há uma grande concentração de casas construídas neste estilo. Várias delas estão identificadas com plaquinhas, que trazem um pouco da história da edificação. Vale a pena parar e conversar com seus moradores para saber um pouco mais sobre as pessoas que conservam este patrimônio arqui tetônico até os dias de hoje.
Mapas


Pomerode - Indaial
Ocaminho escapa do asfalto serpenteando pelos bairros de Wunderwald (no município de Pomerode) e da Mulde (no município de Timbó). O percurso é bem povoado, com muitas casinhas de belos e bem cuidados jardins. Na medida em que a estrada sobe o morro, ficam para trás as casinhas e aparecem os riachos, passarinhos e muitas árvores. São duas subidas longas  e com trechos planos intercalados. Quem tiver disponibilidade e tempo,  pode subir um dos mais conhecidos pontos turísticos da região, o Morro Azul. Para chegar lá é necessário desviar alguns quilômetros do percurso (cerca de 7km de ida e outros 7km de volta, pelo mesmo caminho) e encarar uma longa e forte subida. É necessário atenção principalmente em dois pontos que encontram o asfalto, pois quem vem de uma Estrada de terra pode, às vezes, estar distraído. O primeiro é um pequeno trecho de um quilometro da estrada que liga Pomerode à BR470. O outro ponto, que exige o máximo cuidado, é ao se cruzar a BR 470, sempre com tráfego muito intenso de carros e caminhões, finalmente chemanos ao ponto final, exatamente no mesmo local de inicio.
Mapas


Fim. 

Até o momento a aventura possuí 10 pessoas confirmadas, elas são:
  1. Lion
  2. Marcos Harbs
  3. Silvio
  4. Jonathan "Barata" Henkels
  5. Sidnei
  6. Fabio Ruthes
  7. Djonata
  8. Maicon Moser
  9. Guilherme
  10. Leonardo Toldjan
 Qualquer dúvida, você pode adicionar nos comentários.
 Até mais, 
 Maicon Moser